Foto: Secom Prefeitura de Videira 4si4r
A Prefeitura de Videira anunciou uma mudança significativa na forma de cobrança da tarifa de resíduos sólidos urbanos, conhecida como taxa de lixo. A partir de julho de 2025, o valor cobrado será fixo mensal, sem relação direta com o consumo de água dos imóveis.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Essa alteração, conduzida pela Visan (Videira Saneamento), busca trazer mais justiça, previsibilidade e clareza para os contribuintes do município.
Com o novo modelo, cerca de 70% das unidades consumidoras serão beneficiadas. Essas deixarão de pagar valores adicionais por consumir mais água.
Anteriormente, a tarifa de lixo variava conforme o volume de água consumido, gerando distorções na cobrança entre usuários.
Por exemplo, imóveis com alto consumo de água pagavam mais caro, mesmo sem produzir mais resíduos do que os demais.
Agora, a cobrança será mais equilibrada. Mesmo que algumas unidades com consumo mínimo tenham um pequeno acréscimo, o novo sistema evita oscilações mensais.
A tarifa será calculada com base na categoria do imóvel (residencial, comercial, industrial, público ou social) e na frequência de coleta.
Os serviços poderão ocorrer uma, três ou seis vezes por semana, dependendo da localidade e da necessidade. Além da coleta, o valor fixo inclui todas as etapas da gestão, execução e fiscalização dos resíduos sólidos no município.
Importante destacar: as tarifas de água e lixo am a ser separadas, com valores distintos, mas unificados numa só fatura mensal da Visan.
Segundo o prefeito Wilmar Carelli, “a população nos pediu uma cobrança mais justa e previsível. Com essa mudança, conseguimos tornar o sistema mais equilibrado, facilitar o planejamento financeiro das famílias e garantir mais eficiência para a gestão pública”.
“O novo modelo segue a Resolução Normativa nº 34/2021 da ARIS, que orienta os padrões de cobrança para serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos”. complementa Fernando Taffarel Fávero, diretor-presidente da Visan
Durante o mês de junho, a Visan vai iniciar ações de orientação com ampla divulgação para garantir que todos entendam as mudanças.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira (29) indica que o dia ainda começa…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (28), um alerta amarelo de "perigo…
Com a aproximação de uma onda de frio, a Prefeitura de Caçador, por meio da…
Após quase um ano desaparecido, um telefone celular da marca LG, modelo K41S, perdido em…
A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) está mobilizando diversos municípios do Meio-Oeste catarinense com uma…
This website uses cookies.