O Governo de Santa Catarina segue ampliando o alcance do Programa CNH Emprego na Pista, que oferece CNH gratuita para quem busca inserção no mercado de trabalho. Na terça-feira (15), o governador Jorginho Mello e o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, anunciaram o segundo edital do programa, com 325 vagas exclusivas para motofretistas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A iniciativa, coordenada pelo Detran/SC com apoio de autoescolas, médicos, psicólogos e instituições como o SEST SENAT, já se consolidou como uma política pública de inclusão e geração de renda.
O objetivo principal é promover a capacitação de trabalhadores e fornecer a habilitação sem custos, nas categorias A, B, D e E, incluindo também mudanças e adições de categoria.
“O Programa CNH Emprego na Pista, capitaneado pelo Detran, com a parceria das autoescolas, dos médicos, dos psicólogos, como o SEST SENAT, já se transformou numa política pública…”, destacou o governador.
Veja também
Quais são as universidades catarinenses com pior nota no IGC
Rebeca Andrade faz história e conquista o Prêmio Laureus 2025
Nesta etapa, o foco está na formação de motofretistas, com oferta de cursos em
- Florianópolis,
- Blumenau,
- Concórdia,
- Rio Negrinho e
- Videira.
A parceria inclui ainda o Espaço do Trânsito de Blumenau. Após a formação, os participantes terão o Exercício de Atividade Remunerada (EAR) incluso na CNH, regularizando sua atuação no setor de entregas.
Segundo Ricardo Miranda Aversa, “esse programa tem uma característica ímpar…”, enfatizando o impacto social e econômico da proposta.
O presidente da Associação dos Motofretistas, Alexandre Santos, também elogiou a iniciativa. Para ele, a dificuldade de o aos cursos sempre foi um entrave.
“O Programa vem de encontro a uma necessidade, uma demanda que já existia da nossa categoria…”, ressaltou.
Programa CNH Emprego na Pista
Até o final de 2025, o programa prevê a oferta de mais de 5 mil vagas para motofretistas, ajudando a profissionalizar o setor e reduzir a informalidade.
Este é apenas o segundo de vários editais que serão lançados até 2026, contemplando municípios com adesão de Centros de Formação de Condutores e entidades capacitadoras.
Nossas Redes Sociais