Agricultura

Frio mobiliza fruticultores para proteger pomares da geada 4n566w

As temperaturas negativas mobilizaram os fruticultores no Alto Vale do Rio do Peixe, maior região produtora de frutas de caroço de Santa Catarina, para proteger seus pomares de pêssego, nectarina e ameixa. Cidades como Videira (-1,8ºC), Caçador (-3,1ºC), Pinheiro Preto (-3,3ºC), Rio das Antas (-1,68ºC) e Fraiburgo (-2,6ºC) registraram temperaturas abaixo de zero no dia 1º de julho de 2024, o que já havia ocorrido no dia anterior.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As baixas temperaturas e geadas são esperadas e até benéficas para várias frutíferas da região, como pêssegos, ameixas, nectarinas e macieiras. No entanto, dependendo da fase de desenvolvimento das plantas, o frio intenso pode causar danos significativos, especialmente para culturas como o pessegueiro, que já iniciaram a floração e brotação nas variedades mais precoces.

Com isso, a primeira geada ampla de 2024 causou preocupação entre os produtores, principalmente porque não houve geadas significativas em 2023. Na Estação Experimental da Epagri, localizada no bairro Campina Bella em Videira, o gerente André Kulkamp de Souza comentou sobre as medidas adotadas para proteger as frutas, destacando o sistema de irrigação por aspersão.

André afirma que o sistema é crucial para manter os pomares, especialmente de pêssegos, em boas condições, evitando danos causados tanto pelas baixas temperaturas quanto pelo sol intenso que se segue às geadas.

O sistema é constituído por aspersores que vão promover uma “chuva” no pomar na iminência da geada. Quando a temperatura do ambiente chega a 1°C, com tendência de queda, é hora de ligar os aspersores. A proposta é criar uma boa lâmina de água sobre as plantas para que elas congelem quando a temperatura chegar a 0°C. E permaneça assim até que a temperatura do ar retorne a patamares positivos.

Veja também

Previsão de temperaturas negativas exigem cuidados especiais

Lebon Régis registra -4°C na madrugada desta segunda-feira

Inverno em Santa Catarina não deve ter períodos longos de frio

André explica que os danos começam a surgir em frutos quando a temperatura chega a -1°C. No caso das flores, a temperatura mínima ada é de até -3°C. Quando a planta está completamente congelada, ela se mantém na temperatura de 0°C, independente do frio que faz no ambiente.

O fruticultor César Denardi, da localidade de São Roque, município de Pinheiro Preto, teve que trabalhar durante a madrugada para proteger sua safra. “Alguns pomares precoces já tinham frutos e flores, e onde não houve proteção, certamente houve perdas”, explicou. Denardi afirma que a expectativa é de mais trabalho. “Como teve pouco frio esse ano não tinha dado geada, e as plantas não tinham entrado em dormência e estavam começando a brotar. Agora a expectativa é que com esse frio fiquem mais uns dias paradas e então comece a brotação e a floração”.

Assista e saiba mais

Produtores de pitaia trabalham para proteger safra do frio 4a3h2l

Outra fruta que exigiu atenção especial foi a pitaia. A fruta tem ganhado popularidade entre os consumidores e agricultores, entretanto ela não está adaptada ao frio intenso e pode causar a morte de plantas. Produtores de pitaia em Videira, como Adriano Scussiato do Sítio das Pitaias, utilizaram a irrigação por aspersão para proteger as plantas. “Hoje, a temperatura chegou a -3,2ºC. A irrigação de controle de geada é feita para evitar possíveis perdas na produção de pitaia no próximo ano”, explicou Scussiato.

Assista e saiba mais

Portal RBV

Recent Posts 3s236x

7 macetes super úteis para a zamioculca crescer com folhas brilhosas 3t5y4g

Ela é resistente, sobrevive em cantos escuros e quase nunca reclama. Mas se você quer…

1 minuto ago

Alerta amarelo em SC: Ciclone traz risco de ventos de até 100 km/h 554931

A formação de um ciclone extratropical na costa leste da América do Sul vai impactar…

30 minutos ago

Duplo acidente na SC-350 deixa três feridos em Lebon Régis 5k6z29

No final da tarde do dia 27 de maio de 2025, às 18h47, equipes de…

45 minutos ago

Apostadores de Santa Catarina ganham mais de R$ 62 mil na quina da Mega-Sena p2l1j

Na noite de terça-feira, 27 de maio, o concurso 2868 da Mega-Sena foi realizado e…

59 minutos ago

Café com Notícias – 28/05/2025 73r4v

60 minutos ago

Manhã em Pauta – 28/05/2025 w6t5z

60 minutos ago

This website uses cookies.