Rádios RBV

Cresce o número de jovens eleitores para as eleições 2024

Em relação à última eleição municipal, número representa um aumento de 82,5%

Fonte:
NSC Total

Em relação à última eleição municipal, cresce o número de jovens eleitores para as eleições 2024, o número representa um aumento de 82,5%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão mais de 40 mil jovens entre 16 e 17 anos que estão aptos a votar nas eleições em outubro deste ano em Santa Catarina, quando ocorre a escolha de prefeitos e vereadores nos 295 municípios catarinenses.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No entanto, na comparação com o último pleito em 2022, quando quando foram eleitos presidente, governadores, senadores e deputados, o número representa uma queda. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) informou que não comenta este tipo de dados.

O professor de istração Pública e coordenador do programa de extensão Educação e Cultura Política da Udesc Esag, Daniel Pinheiro, pontua que, em 2022, houve um movimento muito forte de engajar o público jovem, especialmente aqueles que votariam pela primeira vez.

“Na última eleição nacional, houve um movimento muito forte, principalmente de artistas e influenciadores, que foram buscar nos jovens, e principalmente nos primeiros eleitores, esse estímulo. […] Isso não aconteceu para essa eleição municipal” explica.

Veja também

MPSC lança campanha contra o assédio eleitoral

Mais de 820 mil eleitores de SC não vão poder votar em 2024

Para Pinheiro, a educação política deve iniciar na base, para que o eleitor não veja o voto apenas como uma obrigação cívica, e sim se sinta parte da democracia.

Perfil do eleitorado

Nesta eleição, o grupo mais expressivo é o de pessoas entre 45 e 59 anos: são 1,4 milhão de eleitores nesta faixa etária, que representam 25,5% do eleitorado catarinense. Em seguida estão os eleitores entre 30 a 34 anos (20,99%) e de 25 a 34 (20,09%).

Em relação ao gênero do eleitorado jovem, entre os eleitores com 16 anos, 49,63% são mulheres e 50,37% são homens. Já entre os com 17 anos, 50,48% são mulheres e 49,52% são homens.

Em questão de escolaridade, 26,73% dos eleitores de SC têm o ensino médio completo, 22,23% têm o ensino fundamental incompleto, 15,49% têm o ensino médio incompleto, 14,39% têm o ensino superior completo, 9,31% tem o ensino fundamental completo, 7,66% tem o ensino superior incompleto, 3,05% lê e escreve e 1,15% é analfabeto.

A maioria, 54%, é casado e 37% é solteiro. O restante é viúvo, divorciado ou separado. Com relação à cor ou raça, 90,26% não deu informações neste quesito, 6,97% informou ser branco, 2,19% disse ser pardo e 0,53% disse ser preto.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Câmara de Ibiam homenageia alunos por conquistas esportivas e ação ambiental

A Câmara de Vereadores de Ibiam aprovou nesta terça-feira...

Homem morto pela Polícia no Paraná seria de Caçador

O comando da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar...

Mais Lidas da semana

Presidente Lula visita SC na próxima quinta, dia 29

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Governo Lula é desaprovado por 54% dos brasileiros, segundo Pesquisa

A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada na quarta-feira (21), revelou...

Bolsonaro vem a SC para lançar projeto Rota 22 em julho

No próximo dia 5 de julho, a Arena Opus,...

Mulher leva bebê reborn para vacinar em posto de saúde de SC

Uma situação inusitada gerou confusão em uma Unidade Básica...

ALESC discute ações do MPSC contra pais que recusaram vacinar os filhos contra a Covid

Na manhã desta quarta-feira (21), a Comissão de Direitos...

Outros Tópicos Interessantes