Rádios RBV

Dia da Música Clássica: AMIMU é referência no interior de SC

Uma entidade dedicada à promoção e difusão deste gênero musical, tendo como um de seus principais projetos a Orquestra de Câmara de Caçador

Fonte:
Ascom Amimu

Hoje, o Brasil comemora o Dia da Música Clássica, uma homenagem ao legado do renomado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, nascido nesta mesma data. Em solo catarinense, a música clássica floresceu a partir do século 20, testemunhando o surgimento de talentos notáveis que contribuíram significativamente para o cenário musical do estado. Entre esses nomes está o brusquense Edino Krieger, figura central na criação da Orquestra Sinfônica Nacional. Além disso, destacam-se o tenor Aldo Baldin, o compositor Aldo Krüger, a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca), estabelecida em 1992, a Camerata de Florianópolis, que surgiu dois anos depois, como importantes grupos de música de câmara do estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Quando se volta para o interior do Estado Catarinense, em Caçador, a música clássica encontra uma referência inegável na Associação dos Amigos da Música (AMIMU), uma entidade dedicada à promoção e difusão deste gênero musical. Um de seus principais projetos é a Orquestra de Câmara de Caçador, fundada em agosto de 2002 pelo maestro Patrick Cavalheiro na Casa da Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da cidade. Desde então, a orquestra tem desempenhado um papel fundamental na vida cultural de Caçador, realizando uma série de concertos locais, participando de eventos musicais e sociais, além de turnês regionais e estaduais.

Atualmente, a Orquestra de Câmara de Caçador é composta principalmente por músicos de instrumentos de cordas, como violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, contando também com a participação de piano, instrumentos de sopro e percussão, de acordo com o repertório de cada concerto executado.

Veja também

CDL Caçador realiza palestra alusiva ao Dia da Mulher

Faltam poucos dias para a ExpoCaçador90

Expo Caçador terá shows do Padre Ezequiel Dal Pozzo e Banda Opus Dei

Além da orquestra, a AMIMU abriga o Madrigal AMIMU, fundado em abril de 2021, também sob a direção do maestro Patrick Cavalheiro. Este grupo coral, composto por oito a quatorze membros, tem como objetivo realizar um repertório coral erudito e popular de alto nível de complexidade e qualidade profissional. O repertório do Madrigal AMIMU abrange uma ampla gama de obras, desde peças específicas para coral, com a divisão em naipes de sopranos, contraltos, tenores e baixos, até músicas populares com arranjos escritos a quatro vozes.

Além dos grupos culturais mencionados, a AMIMU é responsável por uma série de atividades educacionais e sociais, incluindo corais juvenis, adultos e sênior, uma orquestra didática, uma orquestra de cordas, uma orquestra sinfônica, uma escola de artes e polos musicais em escolas públicas. Todas essas iniciativas visam proporcionar um retorno significativo à comunidade em termos sociais, culturais e educacionais.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Presidente Lula visita SC na próxima quinta, dia 29

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Governo Lula é desaprovado por 54% dos brasileiros, segundo Pesquisa

A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada na quarta-feira (21), revelou...

Bolsonaro vem a SC para lançar projeto Rota 22 em julho

No próximo dia 5 de julho, a Arena Opus,...

Mulher leva bebê reborn para vacinar em posto de saúde de SC

Uma situação inusitada gerou confusão em uma Unidade Básica...

ALESC discute ações do MPSC contra pais que recusaram vacinar os filhos contra a Covid

Na manhã desta quarta-feira (21), a Comissão de Direitos...

Outros Tópicos Interessantes