Fonte: Ricardo Trida/SECOM 4x633w
Santa Catarina segue priorizando os pacientes oncológicos. O Governo do Estado tem ampliado os atendimentos com diferentes frentes de ação, por meio do trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 70% dos pacientes realizam a cirurgia oncológica em até 60 dias, conforme a legislação.
O objetivo é que esse prazo seja garantido para 100% dos pacientes.
“Quem tem câncer, tem pressa. Sabemos o quão fundamental é o início rápido do tratamento nos casos de câncer. A criação das leis que garantem o o aos exames em 30 dias e o tratamento em 60 vem para salvar vidas e estamos determinados a fazer cumprir esses prazos no nosso Estado”, enfatiza a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
As estratégias para o avanço no o ao tratamento iniciaram em 2023 com a priorização dos pacientes oncológicos dentro do sistema de regulação, retirando das filas de cirurgias eletivas e elencando como cirurgias tempo-sensíveis. Outra ação foi a implementação da Política Estadual do Paciente Oncológico.
Em outra frente, também houve a ampliação dos incentivos aos hospitais para a realização dos procedimentos.
Com o lançamento do Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense, desde janeiro deste ano, os hospitais que cumprirem a meta dos 60 dias para início do tratamento poderão receber até o dobro do valor pelo procedimento realizado.
Os avanços são demonstrados em dados. Em 2022, mais da metade dos pacientes (51,5%) enfrentava uma espera superior a 60 dias para o início do tratamento. Em 2023, esse percentual foi reduzido para 29,7%.
Além disso, em 2022 foram realizadas 9.088 e em 2023 o número foi ampliado para 10.992.
Veja também
Pesquisa mostra impacto de fumar frente ao tratamento do câncer
Nutrição emocional: O impacto dos sentimentos na dieta
Atualmente, 21 unidades de saúde possuem habilitação para realizar tratamento de pacientes oncológicos, sendo que 8 oferecem serviços de radioterapia.
Para os pacientes infantojuvenis, Santa Catarina alcançou a meta desejada. Com três serviços de oncologia para tratamento de crianças e adolescentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, o Hospital Jeser Amarante Faria, em ville, e o Hospital Santo Antônio, em Blumenau esses pacientes têm início de tratamento imediato.
Lei 12.732/12 – determina que o tratamento seja realizado em até 60 dias após o diagnóstico
Lei 13.896/19 – assegura aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias.
Lei 14.758/23 – Institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer; e altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde).
Serviços habilitados em SC
No final da tarde do dia 27 de maio de 2025, às 18h47, equipes de…
Na noite de terça-feira, 27 de maio, o concurso 2868 da Mega-Sena foi realizado e…
Na tarde desta segunda-feira, 27 de maio, um acidente de trânsito mobilizou os bombeiros em…
Na noite de terça-feira, 27 de maio, um trágico acidente resultou na morte de um…
This website uses cookies.