Foto: Divulgação p1s
O Ministério da Educação (MEC) assinou nesta segunda-feira (19) o aguardado decreto que estabelece a Nova Política de Educação a Distância (EAD) no Brasil. O documento visa regulamentar as modalidades de graduação oferecidas pelas instituições de ensino superior, após um crescimento significativo de cursos on-line.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A principal mudança é que nenhum curso poderá ser 100% à distância. Agora, pelo menos 20% da carga horária deve ser cumprida presencialmente ou por atividades síncronas mediadas, como aulas on-line ao vivo. Além disso, as provas deverão ser presenciais.
O decreto também cria uma nova modalidade: a semipresencial. Nessa categoria, os cursos terão atividades presenciais obrigatórias, como estágio, extensão ou práticas laboratoriais, além da parte on-line.
Os polos de EAD precisarão seguir critérios técnicos, oferecendo estrutura mínima aos estudantes, como tecnologia e disponibilidade de laboratórios.
Veja também
Semana do MEI tem atendimentos e palestras gratuitas em Videira
INSS ará a exigir biometria para novos empréstimos consignados
As mudanças não são imediatas. As instituições de ensino terão até dois anos após a publicação do decreto para se adaptar.
Estudantes já matriculados em cursos que deixarão de ser oferecidos à distância poderão concluí-los no mesmo formato acordado inicialmente.
O MEC afirma que o objetivo é garantir a qualidade na oferta desses cursos e na formação dos profissionais. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a pasta busca revisar os referenciais de qualidade da EAD e construir novas regras regulatórias para atender às necessidades do setor.
Essas mudanças visam melhorar a qualidade da educação a distância, garantindo que os cursos ofereçam uma formação mais robusta e alinhada às necessidades do mercado de trabalho.
Nossas Redes Sociais
O Censo Demográfico 2022 do IBGE trouxe pela primeira vez dados oficiais sobre o Transtorno…
Cerca de seis horas após publicar um decreto que elevava e padronizava diversas alíquotas do…
A Copa do Brasil 2025 está se aproximando das oitavas de final, com 16 clubes…
Moradores de Criciúma estão sendo alvo de um novo golpe que simula multas de trânsito.…
This website uses cookies.